.
Tradições de contadores
Zenbudistas, sufis, taoístas, judeus e islâmicos são grandes contadores de histórias, reveladoras de seu modo de pensar e viver. São as chamadas histórias de tradição oral. Elas são dezenas de milhares, criadas ao longo dos séculos, e passadas de pai para filho ou de mestre a discípulo.
Estas hisdtórias de tradição tem a responsabilidade de manter vivo o Conhecimento e não permitir que este se desvirtue, embora nem sempre quem está contando ou ouvindo saiba disto. Muitas vezes estarão apenas curtindo a história pela história, sem a necessidade de conhecer sua origem . E elas são uma delícia.
Todas estas tradições religiosas ou filosóficas dão grande valor ao humor e ao riso, e acreditam que através do riso muitas coisas podem ser elaboradas, transmitidas, fixadas.
Os zem são muito críticos em relação àqueles que buscam a Meditação, nçao para seu próprio desenvolvimento espiritual, mas na esperança de adquiriri poder. Como nesta história.
O Monge Milagreiro
Certo monge havia alcançado grande poder espiritual. Estava orgulhoso, a Natureza obedecia-lhe o desejo, podia comandar as forças cósmicas. E ele fazia uma longa caminhada, quando se sentiu cansado e faminto, e parou sob uma árvore para descansar.
Então pensou:
-Estou faminto. Gostaria que agora aparecesse sob esta árvore uma mesa de toalhas brancas de linho e sobre ela as mais finas iguarias de meu país.
Imediatamente a mesa apareceu sob a árvore. O monge fartou-se no banquete e pensou:
- Preciso descansar. Gostaria que agora, sob essa árvore, surgisse uma cama de colchão macio, travesseiro de plumas e lençóis de seda.
Pronto. Materializou-se a cama.
Já deitado para um bom cochilo, pensou o monge:
- Estou eu aqui tão feliz, testando meus poderes... Um dia lindo, sob essa árvore tão generosa, tudo tão perfeito... Agora, imagina se aparece um tigre e me ataca.
Imediatamente surgiu sobre ele um tigre e o matou.
13 de abr. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário