.
Gosto da história das músicas, das poesias... Como foram escritas, o que se passava na cabeça do criador enquanto criava... E às vezes essas histórias revelam situações inteiramente diversas das esperadas.
Ary Barroso escreveu música e letra de Aquarela do Brasil numa noite de tempestade. Não é curioso! Uma música tão cheia de luz, de cor, de sol... foi feita numa noite cinzenta. E única. Uma obra tão elaborada foi terminada em algumas horas. Poucas. Porque naquela mesma noite, Ary Barroso compôs também Três Lágrimas. Duas músicas numa única noite, de 1939.
Aquarela do Brasil não fez sucesso imediato. Ary perdeu com ela um concurso de músicas de carnaval, que tinha por presidente do júri Heitor Villa Lobos. Indignado, Ary cortou relações com Villa e ficaram sem se falar 15 anos.
A primeira gravação foi de Francisco Alves. Cantada por Aracy Cortes, fracassou.
Mas sucesso mesmo, internacional, a Aquarela só alcançou depois de entrar numa animação dos Estúdios Disney, Saludo Amigos, de 1942. Foi a primeira canção brasileira a conquistar a marca de um milhão de apresentações nos EEUU.
Em 57 , com letra em inglês, foi gravada por Frank Sinatra, e algumas vezes foi executada por engano, no lugar do Hino Nacional, em eventos no Exterior.
De lá pra cá, teve intérpretes de todas as tendências: Carmem Miranda, João Gilberto, Gal Costa, Erasmo Carlos, Tom Jobim, Simone, Ray Conniff, Bing Krosby, Paul Anka, Daniela Mércury, Ellis Regina.
Disney encantou-se, não só pela música, mas também pela idéia de ver o Brasil como uma aquarela. Vamos ver.
Zé Carioca mostra o Rio de Janeiro ao Pato Donald
Para apresentar a Bahia, a música já era outra agora, mas a idéia da aquarela continuava. E aqui quem serve de modelo à moça da animação é Aurora Miranda. A voz também é a sua.
No terceiro vídeo, chamado A Culpa é do Samba, a protagonista é ainda inspirada em Aurora Miranda e a música é de Ernesto Nazaré - "Apanhei-te Cavaquinho".
.
21 de nov. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário