.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

17 de set. de 2008

Dá um abraço?

Não sei há quanto tempo começou. Eu recebi de uma amiga, por email, faz mais ou menos um ano, o vídeo original, o inaugural.

Muitos de vocês, acredito, também o viram. Rodou bastante, na Internet.

Falo da Free Hugs campaign, uma performance, uma interferência urbana, lançada pela PeaceOnHearth, e que tinha por objetivo recolher assinaturas pelo fim da guerra no Iraque.
Além das assinaturas, o movimento pela paz alcançou com ela uma grande divulgação, espaços em jornais, revistas e Tvs. Produziu notícia.

E acabou ganhando vida própria como manifestação cultural, independente até de seus criadores. A onda espalhou-se pelo mundo todo. E no Brasil, por muitos estados.

Abraços grátis ( ou livre de ônus, livre de cobranças, enfim, tudo que se possa entender por free) – tornou-se aqui “ Dá um abraço?”

Inteligente, impactante, comovente, a performance é também um discurso sobre o comportamento nas cidades.

Reproduzo aqui uma versão brasileira. Mas há mais, muito mais no Youtube, bastando colocar, na lacuna de busca, a palavra ABRAÇO. Verão lá, como se deu em Lisboa, em Caracas, em S. Francisco, Nova York, Sidney e em diversas capitais brasileiras... Há ainda depoimentos dos criadores, depoimentos agradecendo a eles por isso...

E é bastante interessante vê-los em conjunto. Um bom programa para os madrugadores





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário